24/06/2017

Lev - O E-reader da Saraiva!


A algumas semanas eu ganhei de presente o Lev. Eu estava a muito tempo querendo um leitor digital por motivos de: eu leio muito rápido e tinha que carregar comigo uns 3 ou 4 livros por cada vez que ia passar o fim de semana fora e, não bastando o peso das minhas coisas, os livros em geral pesavam bastante por serem a maioria com mais de 400 páginas. Sem contar também que eu nunca tive tanto espaço e sempre gostei de ter muitos livros, então chegou uma hora que não tinha mais onde por livros.

Eu também tinha a opção de ler no celular ou no computador, como eu já fiz algumas vezes, porém eu trabalho com computador e já mexo muitas horas seguidas para passar ainda mais tempo forçando a vista e a coluna. Eu estava começando a perceber que precisava de uma pausa da tela do computador, mas sem algo que eu pudesse me distrair isso seria impossível, então meu marido me deu o leitor digital.

Muita gente na hora de comprar um e-reader pesquisa muito para saber qual é melhor e tal. Eu acabei pesquisando um pouco sim, mas não tanto. Desde o início eu queria o Lev, estou muito acostumada a comprar na e da Saraiva. Só fiz uma pesquisa rápida mesmo para saber qual leitor aceitava melhor arquivos PDF.

Eu prefiro sempre comprar os livros, mas, sejamos sinceros, livros tem ficado muito caros e eu tenho uma necessidade de ler incontrolável, então sempre acabo baixando os livros em PDF e depois comprando pelo prazer de ter. Sem contar também que eu leio livros de 300 páginas mais ou menos em um único dia, as vezes livros maiores dependendo da minha curiosidade e vontade de mergulhar na história, então não dá para comprar livros novos todos os dias né!


Não consigo decidir o que mais me encantou no Lev, se foi seu peso, sua tela maravilhosa ou o fato de eu poder baixar livros na internet no formato dele, o ePub. Não sei se esse é o formato de outros e-readers, mas no da Saraiva, se você baixar o livro em ePub ao invés de PDF, a tela se ajusta melhor do que o imaginado, fica como se eu tivesse comprado o livro na loja dele.


O Lev Fit tem incríveis 130g. Escolhi pelo modelo sem luz devido a problemas de $$$, porém mais para frente planejo comprar o Lev Neo, que possui iluminação interna.

A tela E Ink@ do leitor parece um papel, como minha melhor amiga disse, parece que a interface está desenhada nele. Ela oferece muito conforto na leitura em qualquer ambiente. Por não ser branca e sim em tons de cinza, não é tão incômodo a luz do sol, mas é bom evitar, pois pode sim atrapalhar e ser um pouco mais difícil a leitura caso o Lev esteja diretamente com a tela voltada ao sol.

A bateria é algo que me surpreendeu. Para um aparelho tão fino e leve, ela dura mais do que o esperado. Não cheguei a contar os dias exatamente, mas durou uma boa semana no mínimo, mesmo comigo lendo várias horas do dia.

Esse é o novo modelo do e-reader da Saraiva. Eu não sei as especificações do anterior, mas o modelo em si mudou bastante.

A resolução do Lev Fit é de 600 x 800px e a do Lev Neo é HD 758 x 1024px. Outra coisa que muda de um para o outro é a memória interna, eles possuem 4Gb e 8Gb respectivamente, porém ambos possuem entrada para Cartão SD de até 32Gb, o que é bastante, considerando que o meu com 4Gb, de acordo com o site oficial da Saraiva cabem até 4 mil livros no formato ePub, fora o cartão expansível.

A tela touch faz com que seja fácil mexer nele, porém eu particularmente não gosto por ele possuir apenas um processador fraco, apesar de ser suficiente para livros, que faz com que seja um pouco lento o tempo de resposta e com que trave as vezes e não responda ao seu toque, por isso prefiro usar os botões laterais na hora da leitura.


Essa é a tela inicial do Lev. Quando você está lendo livros no formato ePub, ele te dá a previsão d tempo que você levará para terminar aquele livro. Eu já demorei mais tempo, assim como já terminei horas mais rápido que a previsão. Minha opinião é que ele vai se ajustando ao tempo que você leva para ler, com base nas leituras anteriores, já que agora, depois de uns bons 10 livros lidos ou mais, tem sido o tempo quase certo que eu levo para ler.

Caso você esteja procurado algum e-reader para ler exclusivamente PDF, o Lev tem o recurso PDF Reflow. De acordo com a Saraiva, esse recurso rearranja todo o texto que possua imagens ou gráficos simples, não de duas colunas, para que seja aproveitado o máximo da tela. Porém, assim que eu comprei, não sabia que o formato dele era ePub e baixei o livro que queria ler em PDF e eu não gostei muito de como ficou. No site e em diversas resenhas que eu li, diziam que esse recurso faria com que as letras não ficassem tão pequenas a ponto de ter que ampliar a tela, tendo assim um aproveitamento melhor da leitura, mas comigo não foi o que aconteceu. Precisei sim ampliar a tela para uma leitura agradável.


Mas eu sou meio escrota e comecei a mexer nos arquivos internos dele pelo computador até achar o formato padrão dos livros dele, e como é ePub, no mesmo site que eu baixo os livros em PDF, disponibiliza o ePub. Como eu só utilizo ele para livros comuns, não fez diferença, mas caso você prefira para apostilas, já é mais complicado, apesar dele ainda ser a melhor aposta para ler arquivos PDF.

O meu aparelho vive mais em forma de descanso, já que para desligar ele é meio chatinho, mas, mesmo em descanso, a bateria dele dura muito. Sem contar que cada vez que você o põe em modo descanso, é uma imagem diferente. A minha favorita é a de uma xícara num ambiente todo fofo.

2 comentários

  1. Gostei do seu comentário, também tenho um, mas gostaria de saber qual site vc baixa em formato Epub???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu baixo do site Lelivros! É um ótimo site para e-book's

      Excluir